Diana Soares

"The voice you hear is not my speaking voice, but my mind's voice." - Ada McGrath, The Piano

terça-feira, abril 19, 2005

As coisas que o firefox faz por nós...

O Google usa uma característica do Firefox (só testei com este, mas suponho que os "compatíveis mozilla" também funcionem assim) para fazer um "prefetch" do conteúdo do primeiro resultado de uma pesquisa - porque provavelmente acha que o utilizador irá clicar nele e assim acelera a visualização.

Façam uma pesquisa por algo simples, imediato (tipo "blogger"), e vejam na source:

<link rel="prefetch" href="http://www.blogger.com/">

Ao ver este código, o browser faz o fetch da página imediatamente, de forma a ficar na cache preparado para o utilizador ver a página. Claro que isto também tem os seus inconvenientes (tipo, estatísticas de sítios web mal feitas - foi feito o download da página mas o utilizador pode nem tê-la visto, questões de tráfego limitado e estar a ser feito download de coisas que poderemos não precisar), mas não deixa de ser útil.

E, a pensar nesses efeitos indesejados, a google permite que esta característica seja desactivada. Do lado do cliente, vejam no help do google e do lado de servidores, que não querem ter as suas estatísticas "estragadas", consultem o FAQ. Claro que pode haver mais problemas, mas não investiguei mais.

Experimentei com várias strings de pesquisa e resultou. Se for algo mais "complicado", tipo um conjunto de palavras de uma mensagem de erro esquisita ou palavras um pouco soltas (segundo o meu teste), ele já não coloca o prefetch. Cool! ;-)

Afinal, se nos interessa o primeiro resultado da pesquisa, às vezes mais vale clicar no próprio link do que no "Em cache" - acaba por ser mais rápido ;-)

Etiquetas: