Diana Soares

"The voice you hear is not my speaking voice, but my mind's voice." - Ada McGrath, The Piano

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Jacob Nielsen - AJAX spoof

Tinha lido um post no blog de Frederico Marques, a propósito deste Why AJAX does NOT suck! no blog do Mário Lopes. O primeiro referencia um suposto artigo escrito pelo Jacob Nielsen, no seu habitual Alertbox; o segundo é uma crítica a esse ponto de vista negativo relativamente ao AJAX.

Meusz amigoseze: it's just a spoof!. Não foi o Jacob Nielsen que escreveu, como ele próprio o diz, apenas um caramelo Chris McEvoy que o fez com base num antigo artigo de 1996 sobre a utilização de FRAMES.

Confesso que sou adepta do AJAX. Aliás, mal vi o Google Suggest não descansei enquanto não implementei algo semelhante (mas tinha a ver com auto-complete para nomes de autores de publicações). Concordo que a sua utilização traz omissões em termos de usabilidade. Mas com algum esforço e a saber o que se está a fazer, ultrapassam-se essas omissões (os links a justificar o que estou a dizer seguem depois).

2 Comments:

  • At domingo, dezembro 11, 2005 9:41:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O mais curioso é verificar que a maioria das pessoas que citou o artigo não o leu todo :)

    Muitos também não lêem os comentários nem têm qualquer espírito auto-crítico. As entradas que eles escreveram continuam exactamente iguais e sem qualquer correcção ou nota. Será que ficarão assim para sempre? :)

     
  • At terça-feira, dezembro 13, 2005 3:23:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ao anónimo do comentário anterior:
    Discordo de alguns pontos que referiu, justifico dois deles:

    Quanto a "Muitos também não lêem os comentários (...)" dou um exemplo: um leitor que lê o artigo num dia, até pode ter lido os comentários que estavam nessa altura, mas pode não voltar lá todos os dias a ver se há comentários novos; compreendo que tenha muito mais coisas para ler e fazer. Claro está, também há os afortunados que têm tanto _tempo_livre_ que se podem dar a esse luxo. :-)

    "(...) nem têm qualquer espírito auto-crítico. As entradas que eles escreveram continuam exactamente iguais e sem qualquer correcção ou nota."
    Acho que as pessoas são livres de fazerem do seu próprio blog o que quiserem; ter um blog não implica que o conteúdo tenha de "cheirar" a crítica, correcções ou notas. O Jeremy Zawodny, que penso que dispensa apresentações, para além do seu blog principal mantém também um linkblog unicamente para "registar" links - agora anotado, mas relembro que quando começou era quase um "History" de links.
    Há quem use o seu blog para notas, há quem o use para colocar lembretes (assuntos que tenha achado interessantes e ficam de lembrança), frases importantes, receitas de culinária integralmente copiadas, piadas que recebem por email... (e não vou colocar aqui as referências; a do Zawodny está-me na memória pelo tempo que o acompanho, as outras não). E não implica necessariamente que os tenham de comentar, analisar, criticar, corrigir, notar, etc.

    A regra que devem manter (na minha opinião e agradeço comentários e sugestões sobre ela): referenciar o original, colocar o texto em blockquote, cite, whatever ou de forma a que se entenda que o texto não é seu.

     

Enviar um comentário

<< Home